quarta-feira, fevereiro 13, 2008

Eucaristia

"Eu sou o Pão da Vida… Se alguém comer deste Pão, viverá eternamente e o Pão que Eu hei-de dar é a minha Carne pela vida do mundo… Se não comerdes a Carne do Filho do Homem e não beberdes o Seu Sangue, não tereis vida em vós’ (Jo 6, 48-53).

Pois é... Jesus instituiu a Eucaristia na Última Ceia e pediu que comêssemos o pão da Vida, o seu Corpo e Sangue na Hóstia Consagrada. Neste tempo de Quaresma seria bom pensarmos na nossa atitude perante a Missa.

- Há quanto tempo não vou à missa?

- Estou com atenção?

- Entendo o que me dizem e o que se passa durante a Eucaristia ou preciso de pedir ajuda a alguém?

- Será que vejo a Missa como uma obrigação ou como um acto de amor para com Jesus?

- Comungo em paz com o meu irmão em Cristo?

- Comungar é aproximar-me mais de Cristo em oração, palavra e acção. Lembro-me disto?

- Quando recebemos a benção final, recebemos a benção que nos envia em missão a fazer o bem e a ser o Rosto de Cristo. Lembro-me disso?

Depois destas reflexões só queria deixar uma mensagem: a Eucaristia é o principal sacramento, mas nem sempre O vimos dessa forma. Também já passei por isso. Também já achei que a Missa era uma "seca". E porquê? Por que não percebia o que se passava naquele momento sagrado. Não percebia o que me diziam, não conhecia a Bíblia. Dava mais importância se o coro cantava bem ou se a igreja era bonita. Hoje, vivo a Eucaristia como um acto de Amor para e de Jesus. Mas, para isso, tive de rezar muito e aprender o que é a Eucaristia, o que se passa lá, o que dizem as leituras. Se não entendes a missa e as leituras, pede ajuda. Não hesites...

5 comentários:

Paulo disse...

Muitas pessoas vão à eucaristia por ir, como mais uma coisa que tem que ser feita e não sentida. Quem pena.

silvino disse...

olá maria joao! desculpa a "invasão" ..tenho um desafio para ti no blog ProCatequista

procatequista.blogspot.com

diz se aceitas ou não assim que possível, por favor :)

quanto ao post.. obrigado pela tua partilha sobre a eucaristia. são questões simples, mas que tantos cristãos (dos praticantes!) não se fazem a si próprios.

daria para uma boa reflexão aqui no grupo de acólitos^^

Fá menor disse...

Olá Maria João!

Olha, vês? calhou-te agora o desafio da quadragésima.com que o Silvino te passou.

Estou contente... isto está a andar bem!


Deixas-me copiar o teu post para mostrar no meu grupinho?
Estou como o silvino, istá dá uma boa reflecção em grupo!

Bjinhos

Fá menor disse...

Ops... reflecção/reflexão (Eheheh)

Ecclesiae Dei disse...

ótimo texto, muito importante a lembrança. Também demorei para compreender a importância e graça que é esse sacramento em minha vida!
Grande abraço em Cristo