terça-feira, janeiro 22, 2008

Missão: pequenos grandes gestos

"É uma pedra mágica. É para ti!" Esta foi a prenda que a "Maria" me deu. Ela vive no bairro onde costumo ir. Guardei-a com muito carinho. Quando ela viu, com os seus olhos negros, bem abertos, disse-me: "Guardaste?" E com um sorriso lindo e os olhos a brilhar, olhou para mim e, sem palavras, disse: "Obrigada!"

Este domingo estive no bairro. Mais uma vez vivi momentos muito bons e aprendi muito. Não foi apenas a pedra - que está no altar do meu quarto -, mas tudo o resto que fez parte daquela tarde abençoada pelo Pai. Foi bom perceber como as pessoas gostam de nós e já dizem "temos saudades vossas", apesar de irmos lá regularmente. Foram muito bons os momentos de brincadeira, o jogo do "é uma boa acção ou não", do colo, do carinho que dei e recebi, da ida, com o padre, a casa da senhora com Alzheimer que pedia muito a visita de um pároco; da ida a casa do "Manuel" que, apesar da paralisia cerebral, nos sorri cada vez que nos vê, da "Manuela" que já recuperou da leucemia e já arranjou emprego...

É assim a missão. Pequenos grandes gestos que nos fazem amar a terra que pisamos (mesmo que seja um bairro de lata com casas feias e sem condições e com um cano de esgosto onde as crianças brincam) e as pessoas que lá vivem. Amamos porque em cada pedaço de terra, em cada uma daquelas pessoas está Jesus a sorrir para nós e a pedir-nos que O amemos através daqueles que mais precisam de carinho e atenção.

(Os nomes são fictícios para proteger a privacidade destes meus amigos)

segunda-feira, janeiro 21, 2008


Rogai por nós a Jesus, S. Vicente Pallotti!


Hoje é dia de S. Vicente Pallotti, o santo do lema que dá nome a este blog:
"Deus em tudo e sempre"
Deixo-vos um apelo deste santo que fez tanto pelos pobres.



"Todos, grandes e pequenos, formados, estudantes, operários, ricos e pobres, padres, leigos, religiosos e seculares, comerciantes e empresários, funcionários, artistas e artesãos, comunidades e indivíduos, cada qual no seu próprio estado, na própria condição, com os próprios dons, podem dedicar-se às obras do Apostolado Católico para reviver a Fé e reacender a Caridade e propagá-la em todo o mundo."

terça-feira, janeiro 15, 2008

Por que se teima em ver apenas um dos lados?

"A Igreja fez isto mal." "A Igreja faz aquilo mal." Para já, Igreja somos todos nós cristãos católicos, ou seja, todos nós contribuímos para a boa ou má imagem da Igreja e de Cristo.

E coisas boas? Por que só se vêem as coisas más? Não estou a dizer para se ignorar os erros. Mas, também não está certo só se ver o lado negativo. Como costumo dizer: se entre Cristo havia um Judas, quanto mais entre nós.... E não foi por isso que Cristo deixou de fazer o bem...

terça-feira, janeiro 08, 2008

Mesmo com fome, posso dar ... Amor

Aqui fica uma história que se passou com Madre Teresa de Calcutá e que dá que pensar...

Certa noite, um homem veio a minha casa e disse-me: "Há uma família com oito crianças. Não comem há dias." Peguei em comida e fui até lá. Quando cheguei junto dessa família,vi os rostos das criancinhas desfigurados pela fome. Não havia desgosto nem tristeza nos seus rostos, apenas o profundo sofrimento da fome. Entreguei o arroz à mãe. Ela dividiu-o em duas partes e saiu, levando uma das metades. Quando voltou, perguntei-lhe: "Onde foi?". Deu-me esta simples resposta: "A casa dos meus vizinhos; eles também têm fome!"

Não fiquei surpreendida por ela ter dado - os pobres são realmente muito generosos. Fiquei surpreendida por ela saber que eles tinham fome. Por via de regra, quando estamos a sofrer, focamo-nos apenas em nós próprios, não temos tempo para os outros.

In "Não Há Maior Amor", pág 47, Editora Colecção Vida e Cultura

quarta-feira, janeiro 02, 2008

Refilar ou agir?

"Isto corre-me mal! Não tenho sorte nenhuma! Não consigo X ou Y!" Quantas vezes não ouvimos isto... Quantas vezes não o dizemos... Mas, será que as dificuldades que temos não acontecem por nossa culpa? O sofrimento faz parte da vida, mas também temos de olhar e ver se o mal acontece porque não somos humildes ou não temos coragem de tomar certa atitude, ou seja lá pelo que for...

Acho que é um bom desafio para este ano ... e para o resto da vida :)

Refilemos menos, vejamos o lado positivo das coisas, aprendamos com as dificuldades e pensemos bem se a "falta de sorte" não é mais falta de humildade e de coragem para ver onde estamos a errar...