domingo, julho 05, 2009

Jesus Eucaristia estava ali!!!!! Aleluia!!!
Não há palavras que consigam expressar o que sinto. Acabei de chegar do bairro, onde celebrámos, pela primeira vez, uma Eucaristia! Jesus Eucaristia estava ali presente! Mesmo para quem costuma ir à missa lá no bairro, foi diferente. Foi ver, num bairro alvo de exclusão social, Jesus Eucaristia! A alegria, o empenho, o agradecimento eram notórios nas pessoas. Como elas queriam esta Eucaristia! Como a pediram com tanto fervor!

Num pátio (chamemos-lhe assim) de uma barraca colocou-se o altar. O altar era uma mesa de cozinha coberta com um lençol branco e uma capulana (lenço grande) bem típica de África. Uns sentados no chão, outros em bancos, outros em pé, ali ficámos para receber Jesus na Eucaristia. Crianças, jovens, adultos, idosos. População do bairro e população da zona (combater a exclusão social com Cristo não é confinar as pessoas a um lugar). Ali estávamos sem distinções. A Eucaristia foi celebrada em português e teve momentos em crioulo (nem todos percebem bem o português). Esta Eucaristia marcava o caminho de cenáculos de oração, onde as pessoas se sentiram mais próximas de Cristo.

O que mais me marcou:

- a menina de 2 anos que cantava “Avé, Avé Maria” ...;
- a pomba (viva), símbolo do Espírito Santo, que foi lançada em liberdade;
- a senhora que só fala crioulo, não sabe ler nem escrever, mas que expressou de uma maneira maravilhosa o percurso que fez nos cenáculos de oração;
- o momento da consagração: o pão e o vinho transubstanciaram-se em Corpo e Sangue de Cristo ali, onde estão os que costumam ser abandonados (mesmo que sejam pessoas sérias, trabalhadoras, que não fazem mal a ninguém);
- o cão que, no momento do ofertório, se dirigiu ao altar. Também queria participar, pois claro :p;
- a alegria, a simplicidade, a entrega, o amor em cada gesto.

Não consigo revelar tudo o que sinto. Bem gostava. Mas, a paz, o amor e o agradecimento que sinto dentro de mim, só o Espírito Santo os pode revelar.

A Jesus digo-Lhe: “Muito obrigada! É impossível não Te amar e não levar esse amor aos outros. Ajuda-me! Este chamamento para os bairros de barracas e bairros sociais é muito forte! Capacita-me! Enche-Me do Teu Espírito para amar a quem não costuma ser aceite pela sociedade. Tu sabes que os problemas existem em todo o lado e que a imagem destes bairros nem sempre corresponde à verdade. E se corresponde nalguns casos, não significa que todas as pessoas sejam iguais. Além disso, mesmo que estejamos a falar de quem faz asneiras (e que existem em todos os bairros, inclusive os bonitos e de prédios), não nos podemos esquecer que são eles que mais precisam de Ti. És Tu que nos ensinas isso! Amo-Te muito, Jesus, meu Senhor e meu Deus!

9 comentários:

Anónimo disse...

Maravilhoso é DEUS, o seu Amor, o seu Poder, a sua Caridade!
Eu VOS Amo, Venero e Louvo e peço perdão por quem não vos ama, não adora, não venera e não Vos ama!
DEUS esteja sempre comigo, com os que amo e com quem precisa de Ti!
Obrigada Meu DEUS, meu PAI e IRMÃO!

Canela disse...

Oh Maria João....

qualquer coisa que eu aqui escreva... será desnecessária!

Digo apenas:

Glória a DEUS!

Cátia disse...

Olá Maria João,

Tenho vindo aqui ler e saio em silêncio e em oração, mas hoje não podia deixar de escrever...

Fantástico o que nos (d)escreves! Acho que será mesmo de encher o coração... É bom de ver que a exclusão não chega ao amor a Deus.

Gostava imenso de poder assistir e participar em algo assim... acho que é o que mais me falta... acho seria ai que me sentiria bem... Talvez possamos ainda falar sobre isso...

Beijinho grande,
CA

ps - Até 5ª feira. :)

Anónimo disse...

Ola,Maria Joao,partilho da mesma opinião,eu estava lá,e foi lindo,a forma como a Eucaristia, foi vivida,realmente o Senhor faz maravilhas.Tambem a mim me tocou e mt.
Mas não sei quem é a Maria Joao,de-me só uma dica.
Quando digo que estava lá axo que não estou enganada,era coincidencia a mais não estar-mos a falar do mesmo.A Eucaristia foi as 18,hrs?Eram os jovens da paroquia que estavam a tocar?E as sras.a cantar?
abraço em Cristo,e Maria.
C.B

Maria João disse...

Olá, Anónimo! Bem, devemos conhecer-nos ... :) Quem é que não sabe que tenho um blog ??? Humm... És a Célia?

Sim, devemos estar a falar do mesmo. Manda-me um mail: mariajoaogracia@hotmail.com. (é mesmo gracia, porque havia muitas garcias, lool)

beijos amigos em Cristo e Maria

Unknown disse...

Grande verdade.
Lindo texto como sempre é impossivel chegar aqui e ir embora sem ler.
Adorei este teu testemunho.
Obrigado pela visita.
Beijinhos
Manuela

Maristella Padão disse...

Querida amiga, estou voltando aos poucos, computer está lentinho, mas vou consertar para ficar rápido!
Vim desejar um maravilhoso Domingo com paz!
Deixando para os amigos a oração que fiz, beijos!!
***
Senhor, vem retirar agora da vida dos seus filhos aquilo que precisa sair para a vida andar.
Retira, sacode esta poeira que insiste em padronizar nossos corações, nossas vidas.
Abra esta vereda, retira este espinho que tenta-nos das mais variadas formas.
Fazei-nos seres libertos deste padrão, deste tipo de pessoa que ainda passa por nossas vidas.
Clamamos a libertação, sim...pedimos a liberdade de vida.
Fazei com que não caiamos mais neste conto, neste erro.
Senhor, vem cortar, vem retirar com o nome do vosso filho, Jesus, este padrão. Elimina até a enésima geração, corta o mal pela raiz de vez!
Impulsiona-nos por amor!
Voa sim, neste seu querubim de força, e ajuda-nos a mergulhar em vossas profundezas.
Nossas vidas clamam por liberdade, não permita mais nenhuma atuação disfarçada.
Sim, trocaremos o fardo.....por todo esse sentimento, por todas essas situações iguais, sejam libertas ad eternum, por segundos, por minutos, as almas da terra sem amor no coração, sem compaixão, sem verdade e misericórdia e no purgatório, livres sejam todas aquelas almas que clamam muito por liberdade.
Clamamos sim, em nome das nossas histórias.
Por esta intenção, oferecemos nosso passado, nosso presente e futuro, todos os momentos vividos de dor, bem como os de felicidades.....sim, Senhor, aceite nossos tempos, nossas histórias, nossas vidas e nos faça renascer, assim, do princípio ao fim.
Clamo sua libertação deste padrão repetitivo e nos ajude a prosseguir.
Amém com muito perdão.
Grata, mari!

Aida Melo disse...

É mesmo assim que Deus se manifesta em nós: na grandiosa alegria da simplicidade!
Obrigada pela partilha :-)

Laurie Queiroz disse...

Nossa, Maria João, que experiência belíssima. Como vc nos descreveu, parecia que estávamos lá tb.


Abraços.