domingo, setembro 05, 2010

Abraça a cruz, abraça a vida, abraça a paz ...

A grande mensagem deste Domingo é ...

«Quem não tomar a sua cruz para me seguir não pode ser meu discípulo». (Ler na íntegra Lc 14,25-33)

Palavras que podem parecer duras. Mas quando se dá o passo da entrega a Cristo e aos outros, percebemos que são palavras muito belas. Isto significa não haver cruz? Não! Há uma ideia muito utópica do que é viver Cristo e fazer o bem ao seu próximo (seja em casa, fora de casa, numa instituição, noutro país, etc). Na actual sociedade, muito enraizada no eu, pensa-se que o amor a Deus e ao próximo só pertence a umas almas iluminadas que têm muita força e que não se cansam.

Puro engano! Amar a Cristo e ao próximo implica entrega, oração, mas também dores nas pernas, um cansaço terrível que não nos pode impedir de sorrir, uma roda-viva para conjugar a nossa vida profissional e familiar com os outros, menos horas para dormir ... Dores que ainda são maiores para quem se tem de dedicar 24 horas (os consagrados ou, por exemplo, uma mãe e esposa que se dedica a cuidar dos pais acamados) ...

Há cruz, mas só depois de nos entregarmos desta forma é que vemos como a vida é bela e cheia de abundância (Jo 10, 10) ... Como diz a oração, consolemos mais do que sejamos consolados. Isto parece estranho, mas é verdade: é doando-nos aos outros e a Cristo com muita cruz, que conseguimos ter uma vida de paz e amor. Experimentem e vão dizer o que acabei de dizer. Todos os dizem há séculos e séculos. Se todos o dizem ... :)

Oração
Peço-Te, Jesus, que nos ensines a doar-nos a Ti e aos outros. Que a cruz não nos assuste. Liberta-nos e cura-nos das amarras que nos impedem de nos entregarmos. Tira-nos as escamas dos olhos, para vermos como é possível ser tão feliz, apesar do cansaço, das dores, dos sofrimentos ... Porque, tal como nos ensinas, a vida só faz sentido em partilha. Amén.

Sem comentários: