segunda-feira, abril 26, 2010

Ajuda há, mas não a aceitamos!


Já todos ouvimos a expressão "ser pobre e mal agradecido". E, às vezes, somos mesmo assim. Este fim-de-semana houve quem se queixasse da saúde de um familiar muito próximo. Apesar de andar sempre nas urgências, não se sabe bem o que tem.

Como tenho um conhecimento, ofereci ajuda. Espanto meu, a pessoa não quis saber, porque ... isso exigia que alguém se deslocasse ao hospital. "Não quero saber. Logo se vê." Ora, esta pessoa tinha-me pedido ajuda, eu ofereci e não aceitou, simplesmente, porque exige algum trabalho da sua parte. Ainda por cima é uma pessoa essencial para quem está doente ... Aliás, depois de ter reagido desta maneira, continuou a queixar-se ...

Esta situação fez-me pensar noutra bem semelhante. Quantas vezes, por dia, Cristo nos dá ajuda e não queremos saber, porque "dá trabalho"? Quantas vezes, por dia, somos "pobres e mal agradecidos" com Ele? Tudo porque temos preguiça, não nos apetece sair do nosso umbigo, somos demasiado orgulhosos, não queremos ver quem Ele nos coloca no caminho para nos ajudar (muitas vezes as pessoas de quem menos gostamos), não queremos admitir que estamos a ir pelo caminho errado ...

E depois queixamo-nos que as coisas correm mal e que Deus não nos liga nenhuma ... Entretanto, continuamos a sofrer ... Isto faz sentido??????





sexta-feira, abril 16, 2010

Sim, sou Igreja! Não, não sou pedófila!


Digamos que apetece dizer isto várias vezes e bem alto: “Sim, sou Igreja! Não, não sou pedófila!” Apetece dizer aquilo que supostamente é demasiado básico face ao estado de evolução do mundo: “lá por que uns fazem asneira, não quer dizer que todos os outros o façam e que compactuem com eles”.

Sim, sou contra a pedofilia, como é LÓGICO! E como é LÓGICO não digo que os padres que cometeram estes actos e os que os esconderam fizeram bem. Reajo como reajo perante qualquer notícia de pedofilia e abuso sexual. É um crime hediondo e as entidades competentes devem tratar do assunto.

Quanto às acusações contra o Papa, deixo aqui estes 3 links. Importantes, mas que não suscitaram grande interesse. Um deles, de um agnóstico, fala do papel importante de Ratzinger na luta contra a pedofilia (fala de documentos históricos). Mas vende mais o que é negro, não é verdade???

http://www.rr.pt/informacao_detalhe.aspx?fid=95&did=99580
Não sei se se lembram, mas quem levantou a questão da pedofilia na Igreja foi o Papa nas suas visitas. Esta é um exemplo.

http://www.rr.pt/informacao_detalhe.aspx?fid=95&did=99356
Pois! Parece que a carta incriminatória é apenas uma carta padrão, o que revela que o pedido de laicização do padre não foi interposto por casos de pedofilia …

Vejam o comentário de José Manuel Fernandes, agnóstico e que faz uma retrospectiva histórica
Enfim… Ah! O Ministério Público também disse que, relativamente ao padre do Porto, a vítima era … ele próprio. Ah! O que o pregador Cantalamessa disse foi “um amigo judeu disse ….”. Cheguei a ouvir um pivô de um telejornal dizer que o Vaticano dizia que a pedofilia era como o anti-semitismo. De seguida, a notícia mostrava o pregador a dizer que um amigo judeu disse …

Não, não estou a dizer que tudo o que se diz na comunicação social é mentira. Mas que há coisas deturpadas e falsas, há. Veja-se o caso do padre do Porto ou este exemplo do pregador. Com isto quero dizer que devemos ter atenção e ver melhor o que se passa, sem atacarmos a primeira pessoa (da) Igreja que nos aparece à frente.

Por isso, continuo a dizer. Existe pedofilia na Igreja, mas não só na Igreja. Infelizmente é um crime que acontece todos os dias em muitos sítios, ou a pedofilia não fosse uma parafilia, cuja característica é a pessoa não revelar qualquer sinal do que é e exercer actividades com crianças.
Deve-se falar do assunto, mas devemos saber falar.


Não se esqueçam que ao levantar antigos casos, ao falar insistentemente de casos, não estão a atacar apenas a instituição onde acontece esse crime (seja a Igreja ou outra). Estão, acima de tudo, a avivar a memória das vítimas. Não é que elas se esqueçam, mas para elas, a justiça possível neste mundo não se fica apenas pelos tribunais. Também querem viver e não terem medo de ligar a televisão ou abrir um jornal e verem o seu caso exposto constantemente.


Fale-se, denuncie-se, mas atenção: os casos são pessoas com sentimentos.

quarta-feira, abril 14, 2010

Viver Cristo no dia-a-dia
Para quem não conhece ou para quem precisa de se lembrar, aqui fica:

Quem foi Pier Giorgi Frassati?

Um testemunho de vida que nos leva a pensar no que Cristo nos diz:

«Vós sois o sal da terra. Ora, se o sal se corromper, com que se há-de salgar? Não serve para mais nada, senão para ser lançado fora e ser pisado pelos homens. Vós sois a luz do mundo.

Não se pode esconder uma cidade situada sobre um monte; nem se acende a candeia para a colocar debaixo do alqueire, mas sim em cima do candelabro, e assim alumia a todos os que estão em casa. Assim brilhe a vossa luz diante dos homens, de modo que, vendo as vossas boas obras, glorifiquem o vosso Pai, que está no Céu.» Mt 5, 13-16

quarta-feira, abril 07, 2010

Haja alegria cristã!
"Sede sempre alegres. Orai sem cessar. Em tudo dai graças. Esta é, de facto, a vontade de Deus a vosso respeito em Jesus Cristo. Não apagueis o Espírito." 1 Ts 5, 16-19