quinta-feira, agosto 25, 2011

Viver de forma plena, como Cristo nos pede!






"Eu vim para que tenham vida e vida em abudância" Jo 10, 10

Já me referi a esta passagem muitas vezes, mas hei-de estar sempre a aprender mais e mais sobre o que Jesus nos quer dizer com estas palavras. Como repararam, estive algum tempo sem escrever. Foram semanas de mudanças na vida, de reencontros, de reflexão, de descobertas ...

A vida dá muitas voltas e o puzzle da nossa vida pode desfazer-se quando achamos que já o temos quase completo. Aliás, o erro começa logo por aí. Acharmos que o puzzle já está quase completo e que as peças-chave já não vão ser mudadas.

Sinto que nos últimos tempos tenho deixado de lado esta vida em abundância, dada gratuitamente por quem é a Vida, Jesus. E porquê? Não me dei conta do que estava a acontecer? Nalguns momentos, sim. Mas preferia ficar sentada à beira-mar e sentir uma segurança falsa. Não queria dar o passo para, aos poucos, ir descobrindo a beleza da imensidão desta vida em abundância.

Ali ficava sem me mexer, achando que estava a ser mal agradecida e que Deus já me tinha dado as peças-chave do puzzle. Mas, a verdade, é que Cristo me continuava a relembrar esta passagem bíblica. E questionava-me sobre a razão desta Sua insistência.


Neste momento, voltei a ter esta vida em abundância. Reaprendi que, para a termos, é preciso quebrar os nós que nos acorrentam e nos tornam infelizes. Também é necessário não ter medo da queda e das feridas provocadas pelos nós. De facto, caímos, magoamo-nos, choramos ... Mas Jesus enxuga-nos essas lágrimas e, no meio da escuridão, agarra-nos a mão, levanta-nos, limpa-nos as feridas, sorri-nos e diz-nos: “Não penses que isto acaba aqui. Há muito para viver!”.

E foi assim que, no meio da escuridão, Jesus me mostrou um outro caminho, bem mais luminoso e que me permitiu voltar a ter vida em abundância. Como costumo dizer: Está tudo negro? Espera, fala com Jesus, confia Nele. Pode levar muito tempo, mas no tempo certo, Ele mostra-te o caminho a seguir. E no meio dos ziguezages, descobres que, de facto, é mesmo o tempo certo. Esta vida em abundância que já vivo ainda está no início, mas sei que me vai levar a mais e mais vida. E que veio na hora que tinha que vir, para, desta vez, dar realmente frutos.

1 comentário:

Ailime disse...

Maria João,
Sempre gostei muito de ler o que escvreves nos teus testemunhos de fé.
E aqui está mais um exemplo.
Sim: é principalmente nas nossas noites escuras, nos silêncios de nós, nas nossas quedas que Jesus nos fala e tem muito para nos dizer!
Saibamos estar atentos.
Deixo-te um beijinho, com todo o meu carinho.
Excelente domingo e tudo de bom na tua vida.
Ailime